Muitos ficam em dúvida de quais processos precisam ser feitos para regularizar o sistema solar instalado. Portanto, fizemos este POST para sanar algumas dúvidas e te deixar por dentro do que você precisar fazer para regularizar seu kit fotovoltaico.
Pois bem, para regularizar o kit, é necessário primeiramente de um projeto elétrico de todo o sistema instalado com as marcas e potência dos equipamentos. Esse projeto será entregue para a concessionária de energia e a mesma fará uma análise. Esse projeto quem faz é o engenheiro ou técnico.
Após projeto concluido, é necessário homologar o sistema do cliente, isto é, verificar todas as especificações e normas de segurança que constam na resolução normativa n° 687/2015 da ANEEL e entregar junto a concessionária os certificados dos equipamentos, lista de consumidores que vão participar do sistema de compensação de créditos, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART/TRT) e por fim, os formulários preenchidos para micro ou minigeração distribuída.
O acompanhamento do processo é de suma importância, já que em alguns casos, pode haver reprovas por parte da concessionária, além de acompanhar o prazo de entrega para cada etapa concluída.
Por fim, e não menos importante, vem a parte da vistoria técnica, nesta etapa é conferido e identificado todos os pontos da instalação do cliente para que assim, a concessionária assegure que estão todos alinhados com as exigências das normas regulativas. No geral, a vistoria é realizada pela concessionária após 7 dias úteis da instalação do sistema solar.